Janja visita Congresso para acompanhar preparativos da cerimônia de posse
Futura primeira-dama é responsável por organizar solenidade do dia 1º de janeiro
A futura primeira-dama Janja da Silva visitou o Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira (20) para vistoriar o local para a posse. Janja é responsável por organizar a solenidade e, ao lado de assessores, percorreu o roteiro previsto na cerimônia.
Leia também
• Lula e novos ministros: dificuldade em acomodar aliados e negociação com partidos atrasam anúncio
• Congresso e aliados de Lula criam brecha para manter indicações de recursos sem transparência
• O que é a "PEC da Transição", aprovada na Câmara, e como libera gastos para promessas de Lula
Segundo o protocolo da posse, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin, assinarão o termo de posse no Congresso e depois devem jurar respeito à Constituição. Depois desses trâmites, Lula fará seu primeiro pronunciamento como presidente.
A cerimônia de posse prevê ainda outros momentos como a transmissão da faixa presidencial no Palácio do Planalto e, depois, a recepção de chefes de Estado no Palácio do Iramaraty. Até o momento, pelo menos 17 chefes de Estado confirmaram presença na posse de Lula.
A primeira-dama também organizou um festival de música na Esplanada. O "Festival do Futuro" reunirá nomes como Paulinho da Viola, Duda Beat, Chico César, entre outros.
A segurança da posse é a prioridade absoluta da equipe do presidente eleito. Além da atuação da Polícia Federal, os organizadores contarão com efetivo do governo do Distrito Federal. A equipe de Lula tem realizado reuniões com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e secretários do GDF para garantir contingente necessário para o evento.