Logo Folha de Pernambuco

Congresso Nacional

Janones presta queixa por ameaça contra deputado que disse não usar chupeta, mas revólver

Alberto Fraga (PL-DF) relembrou episódio em que o aliado de Lula chamou Nikolas Ferreira de "chupetinha" antes de partir para cima do deputado

André Janones, deputado federalAndré Janones, deputado federal - Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O deputado federal André Janones (Avante-MG) comunicou, via rede social, que prestou queixa por ameaça na Polícia Federal contra o colega de Casa Alberto Fraga (PL-DF). Nesta quarta-feira (29), o bolsonarista relembrou, em sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a fala de Janones contra Nikolas Ferreira (PL-MG) na audiência do ministro Flávio Dino e afirmou: "Não uso chupeta, uso revólver, pistola".

“Estou neste momento me dirigindo à sede da Polícia Federal onde lavrarei mais uma ocorrência por ameaça. O Deputado, aparentemente, estava armado com um revólver na cintura quando parte pra cima de mim. Inconcebível o episódio de hoje em uma democracia”, escreveu o aliado do presidente Lula (PT) no Twitter.

A confusão começou, nesta manhã, quando Fraga se referiu ao episódio em que Janones chamou Ferreira de "chupetinha". Fraga, então, chamou o mineiro de covarde e respondeu: "Eu não uso chupeta não, eu uso é revolver, é pistola".

Em seguida, Janones usou o microfone para dizer que estava sendo ameaçado de morte.

— Fui ameaçado de morte. Acabei de ser ameaçado", disse, pedindo a presença de policiais legislativos, que fazem a segurança dentro do Congresso Nacional, e completando que Fraga deveria ter mandato cassado pela ameaça — disse na Câmara antes de se reportar às autoridades.

Nikolas chamado de chupetinha
Em meio a um debate acalorado na sessão da CCJ com o ministro da Justiça na terça-feira, Nikolas Ferreira pediu a palavra e afirmou que Dino estaria tratando os deputados com "deboche" e que ali não teriam "palhaços". Outros parlamentares então começaram a provocá-lo, gritando "chupeta", além de "vai, peruca" e "Nicole", em referência ao ataque transfóbico feito por ele na sessão do Dia das Mulheres na Câmara.

Nikolas então interrompeu sua fala e pediu para presidente da comissão, Rui Falcão, lhe garantir seu tempo. Na sequência Janones gritou "Vai chupetinha", enquanto Falcão tenta falar "Pode continuar". As imagens causam impressão de que o próprio presidente da CCJ havia usado o termo, porém seu microfone estava desligado no momento.

Após ouvir a provocação, Ferreira então questiona: "Espera aí presidente, aí eu não entendi". Nesse momento Falcão liga seu microfone e responde, "Eu disse pode continuar".

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter