Política

João Campos e Eduardo Paes não abrem vice para o PT; entenda

Prefeitos do Recife e do Rio de Janeiro não avançam nas negociações para entregar vaga de vice ao Partido dos Trabalhadores

João Campos e Eduardo PaesJoão Campos e Eduardo Paes - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco e Tomaz Silva/Agência Brasil

Na passagem de Lula por Pernambuco, na semana passada, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) sinalizou, mais uma vez, como já havia feito anteriormente com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que não tem como avançar nas negociações para entregar a vaga de vice na sua chapa de reeleição ao Partido dos Trabalhadores.

Mas João não é o primeiro nem o único. Também bem avaliado no Rio, com chances de disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026, o prefeito Eduardo Paes comunicou a Lula, na quarta-feira passada, na véspera dele vir a Pernambuco, que não tem como entregar ao PT a vaga de vice em sua chapa. Filiado ao PSD, Paes tem alguns na cabeça.

Avalia quatro nomes do PSD, o seu partido, para concorrer a vice-prefeito em sua chapa: o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ); o secretário municipal da Casa Civil, deputado estadual Eduardo Cavaliere; o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, Carlo Caiado; e o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Todos esses nomes são da absoluta confiança do prefeito carioca, que no caso de vir a disputar o Governo do Estado em 2026, o deixaria num cenário tranquilo para continuar exercendo influência na Prefeitura enquanto candidato. Este também é o mesmo pensamento de João Campos, que já tem um nome na cabeça para fechar sua chapa.

Trata-se da secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, uma das auxiliares da sua mais absoluta confiança, considerada seu braço direito na execução de obras, coordenando um orçamento anual superior a R$ 1 bilhão. Dantas é engenheira, estava sem filiação partidária, mas na reta final do prazo de filiação assinou a ficha do PSB. Se assinou, conforme meu blog antecipou ontem, é o nome mais forte para fechar a chapa.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter