Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES

Jornalista que falou em 'matar um monte de judeus' vai ser candidato ao Senado

Após declaração, José Carlos Bernardi foi demitido de rádio e exonerado da Alesp

Jornalista José Carlos BernardiJornalista José Carlos Bernardi - Foto: Reprodução

O jornalista José Carlos Bernardi anunciou em suas redes sociais que é pré-candidato ao Senado em São Paulo. Filiado ao PTB, o ex-comentarista da rádio Jovem Pan ficou conhecido por falar em "matar um monte de judeus".

Em post publicado nesta sexta-feira (15), Bernardi afirma que tomou sua decisão de concorrer nas eleições depois de "um tempo de jejum e oração, buscando a direção de Deus".

Bernardi finalizou o anúncio com o lema "Deus, Família, Pátria e Liberdade", que costuma ser repetido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante uma transmissão ao vivo, em novembro do ano passado, o ex-comentarista afirmou que o Brasil poderia enriquecer com a morte de judeus e a apropriação do poder econômico deles.

"É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra", afirmou o jornalista em participação na rádio.

O comentário recebeu críticas por parte dos integrantes da comunidade judaica, que classificaram a declaração como antissemita. O grupo Judeus pela Democracia disse que a fala se apoia no mito antissemita da riqueza dos judeus e ignora totalmente os diversos fatores econômicos que alçaram a Alemanha ao patamar de desenvolvimento atual.

Após a declaração, Bernardi foi demitido da rádio e exonerado do gabinete do deputado Campos Machado (PTB), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde ocupava um cargo comissionado.

Veja também

General investigado por planejar golpe usava nomes de carros dele em arquivos, diz PF
Contragolpe

General investigado por planejar golpe usava nomes de carros dele em arquivos, diz PF

Vereadores do PSOL de SP denunciam ameaças de morte por e-mail que citam autor de ataque em Brasília
DENÚNCIA

Vereadores do PSOL de SP denunciam ameaças de morte por e-mail que citam autor de ataque em Brasília

Newsletter