Logo Folha de Pernambuco

Justiça

Juiz concede liberdade provisória a hacker da Lava-Jato

Walter Delgatti Neto terá que utilizar tornozeleira eletrônica e apresentar relatório sobre uso de internet

Walter Delgatti Neto, um dos presos por hackear o celular de autoridadesWalter Delgatti Neto, um dos presos por hackear o celular de autoridades - Foto: Reprodução/Instagram

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou a liberdade provisória do hacker Walter Delgatti Neto, que foi preso no mês passado por descumprir medidas cautelares. Ele terá que cumprir novas determinações, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Delgatti ficou conhecido em 2019 por invadir perfis no aplicativo Telegram e vazar mensagens de procuradores da Operação Lava-Jato. No mês passado, ele foi preso após a Polícia Federal (PF) apontar que ele descumpriu a determinação judicial de não usar a internet.

A soltura foi determinada no domingo pelo juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, o mesmo que havia ordenado o retorno à prisão. Leite alegou que o hacker "já passou tempo razoável encarcerado" e que não é "possível que haja restrição total de sua liberdade de locomoção".

O magistrado afirmou que Delgatti terá que apresentar à PF um relatório mensal sobre sua atividade na internet, detalhando, por exemplo, os sites que acessar por motivos de trabalho. Além disso, terá que usar tornozeleira e avisar quando viajar por mais de 48 horas.

Delgatti já havia sido preso preventivamente de julho de 2019 a setembro de 2020 por causa da invasão do aplicativo Telegram, que resultou na Vaza-Jato. O hacker responde a uma ação penal acusado de interceptação telefônica ilegal (por 126 vezes) e invasão de dispositivo informático (por 176 vezes), crimes que, considerados individualmente, têm pena máxima de quatro anos de prisão.

Veja também

Padilha diz que mudanças nos ministérios podem ocorrer de olho em ampliar base para 2026
REFORMA MINISTERIAL

Padilha diz que mudanças nos ministérios podem ocorrer de olho em ampliar base para 2026

Ida à casa de campo, companhia de cães e sem filhos: saiba como foi o Natal de Lula em Brasília
presidente do brasil

Ida à casa de campo, companhia de cães e sem filhos: saiba como foi o Natal de Lula em Brasília

Newsletter