Julgamento de Bolsonaro no STF: assista ao vivo ao segundo dia
Ministros da Primeira Turma da Corte decidem se ex-presidente e sete aliados viram réus por tentativa de golpe de Estado
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira (26), a partir das 9h30, o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por uma suposta tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete.
Assista ao vivo ao julgamento de Bolsonaro no STF:
A sessão de terça-feira (25) foi interrompida após o voto dos ministros sobre pedidos preliminares das defesas, como o julgamento do caso no plenário e a nulidade da delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Os requerimentos foram rejeitados pela maioria do colegiado.
Caso a maioria decida aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros integrantes do "núcleo central" vão virar réus. Os ministros rejeitaram por unanimidade os argumentos iniciais apresentados pelas defesas, pedindo, por exemplo, que o julgamento não ocorresse na Primeira Turma, mas em plenário.
Leia também
• Família Bolsonaro ataca STF após fim de 1º dia de julgamento da denúncia de tentativa de golpe
• Surpresa de Bolsonaro e restrições: os bastidores do início do julgamento no STF
• Entenda os termos usados no julgamento que pode tornar Bolsonaro réu no STF
O julgamento prossegue nesta quarta-feira com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, e dos demais ministros quanto ao recebimento ou à rejeição da denúncia.
Após o voto de Moraes, os outros ministros que integram a Primeira Turma irão votar em uma sequência por antiguidade. Primeiro, vota o ministro Flávio Dino, seguido por Luiz Fux e Cármen Lúcia. O último a votar é o presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin.
É esperado que, além de Moraes, os outros ministros façam votos alentados e explicitem seus posicionamentos, não só acompanhando o relator, mas apresentando os seus argumentos. Os procedimentos de segurança reforçados serão mantidos, assim como a entrada restrita a pessoas cadastradas na plateia, autoridades e as defesas dos acusados.
Caso a denúncia seja recebida, será aberta a ação penal contra os denunciados, que se tornarão réus. Se rejeitada, o processo é extinto.