Logo Folha de Pernambuco

DECISÃO

Justiça do DF arquiva ação em que Bolsonaro é réu por injúria contra Maria do Rosário

Ex-presidente afirmou que não estupraria deputada federal por ela ser ''muito feia''

Ex-presidente Jair BolsonaroEx-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Sergio Rocha/Assembleia Legislativa de Goiás/AFP

O juiz Francisco Antônio Alves de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, determinou o arquivamento de uma ação penal na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro responde por incitação ao crime de estupro contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). A decisão é desta quarta-feira (8).

Bolsonaro virou réu em 2016 por ter dito, durante uma entrevista em 2014, que a deputada federal Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque é "muito feia". A denúncia foi recebida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas sua tramitação ficou suspensa em razão da eleição de Bolsonaro como presidente, em 2018.

O magistrado do 2º Juizado Especial Criminal de Brasília atendeu a um pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para quem a possibilidade de punição já está prescrita.

"De fato, uma vez que a conduta atribuída a Jair Messias Bolsonaro impõe pena máxima de 6 (seis) meses de detenção, forçoso é o reconhecimento da prescrição punitiva em abstrato no caso em tela", diz o juiz.

Na sentença, o magistrado aponta que, considerando o lapso temporal transcorrido entre a data do recebimento da denúncia, o início do mandato presidencial, até a data de hoje, "já se passou mais de três anos, não havendo outra solução jurídica, senão, o reconhecimento da prescrição punitiva do Estado".

"Por todo o exposto, tendo em vista a data do recebimento da denúncia, o período em que o processo permaneceu suspenso (e o correspondente prazo prescricional) e a pena máxima cominada, de 6 (seis) meses de detenção, verifica-se a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado, considerando-se a pena em abstrato, uma vez que transcorridos mais de 3 (três) anos sem que tenham ocorrido outras causas de interrupção e suspensão", entendeu Oliveira.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter