Logo Folha de Pernambuco

SENADO

Kajuru reclama de excesso de dias sem atividade no Congresso: "A gente quase não trabalha"

Para o senador, a dinâmica do Senado tem atrapalhado o andamento da comissão

Senador Jorge KajuruSenador Jorge Kajuru - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) criticou o excesso de dias sem atividade no Congresso Nacional e afirmou que os trabalhos no Senado têm sido prejudicados com a não realização de sessões.

O parlamentar reclamou que a realização da Cúpula dos Parlamentares do G-20, a P-20, entre os dias 6 e 8 de novembro, afetará os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, presidida por ele

"Aqui, a gente quase não trabalha: é recesso parlamentar, é eleição, é segundo turno, segunda ninguém vem, sexta ninguém vem Então, o que é que vai ter? Me desculpem o desabafo", disse Kajuru na reunião da CPI nesta quarta-feira, 30.

Para o senador e ex-comentarista esportivo, a dinâmica do Senado, liberando os parlamentares para o cumprimento de outros compromissos, tem atrapalhado o andamento da comissão e o trabalho do senador Romário (PL-RJ), relator do colegiado.

"O que tem a delegação do G-20 com a gente aqui? Eles não têm outro lugar para ir, não?", afirmou Kajuru, que é vice-líder do governo Lula na Casa. "Presidente Lula, eu sou seu vice-líder, mas eu sou bocudo mesmo."

Durante a P-20, não haverá expediente na Câmara. No Senado, por ora, não houve suspensão expressa do expediente, mas o andamento de comissões da Casa estará comprometido pela presença de senadores em painéis e reuniões do evento. O tema da cúpula será "Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável".

Neste ano, especialmente, os trabalhos do Legislativo federal também foram comprometidos pela realização das eleições municipais. As duas Casas liberaram seus membros para o cumprimento de agendas nos Estados.
 

Veja também

De agenda de Heleno a 'Operação 142', relatório inclui novas provas a inquérito da ofensiva golpista
INVESTIGAÇÃO DA PF

De agenda de Heleno a 'Operação 142', relatório inclui novas provas a inquérito da ofensiva golpista de Bolsonaro

Bolsonaro 'liderando', Lula e Moraes monitorados e tanques: entenda o relatório da PF em seis pontos
INVESTIGAÇÃO

Bolsonaro 'liderando', Lula e Moraes monitorados e tanques: entenda o relatório da PF em seis pontos

Newsletter