Lei que obriga água gratuita em shows avança em São Paulo
O nome da lei Ana Benevides é em homenagem à jovem que faleceu por desidratação durante show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em 2023
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou projeto de lei que cria a lei Ana Benevides - que garante o acesso gratuito de garrafas d’água aos consumidores em eventos artísticos, shows e festivais de música.
O nome da lei é uma homenagem à Ana Benevides, a jovem sul-mato-grossense que faleceu, aos 23 anos, por desidratação durante o show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro de 2023.
Leia também
• Projeto de lei que muda regras de delação premiada não impacta acordos já firmados
• Fim da delação premiada? Entenda os projetos do PT e do PV e saiba qual Lira apoia agora
• Pablo Marçal tem fila de cobranças após prometer US$ 1 milhão a quem encontrasse processo dele
Segundo o relator do projeto, deputado estadual Enio Tatto (PT), várias cidades já têm legislação de obrigatoriedade de fornecimento de água em bares, restaurantes e casas noturnas. E que festivais musicais já adotam este expediente, instalando bebedouros em vários pontos, para consumo do público.
"A crise climática está provocando impactos diretos na saúde pública de maneira preocupante. O aumento extremo das temperaturas resulta em riscos elevados de insolação, desidratação e até mesmo mortes afetando, especialmente, idosos e crianças", lembra o deputado estadual paulista.