Transição

Lewandowski lista atributos que substituto dele deve ter

Ministro do STF se aposentará compulsoriamente, por completar 75 anos, em maio

Lewandowski: "com convicções firmes e coragem"Lewandowski: "com convicções firmes e coragem" - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Leia também

• Confira as prioridades de Lewandowski antes de se aposentar do STF

• Lewandowski encerra três investigações contra Lula

• Técnico Xavi diz que Lewandowski trouxe "mentalidade vencedora" ao Barcelona

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), explicou, nesta segunda-feira (27), que o sucessor dele na Corte seja alguém com “com convicções firmes, coragem, não se deixe influenciar pela opinião pública e respeite os direitos e garantias fundamentais da Constituição”.

O ministro se aposenta compulsoriamente, por completar 75 anos, em maio. O substituto dele será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a chancela do Senado.

Lewandowski , numa aula magna na Fundação Armando Alvares Penteado, afirmou que a coragem necessária para o novo ministro inclui “enfrentar temas polêmicos e pautar-se exclusivamente na Constituição”. As afirmações foram registradas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O ministro também falou sobre os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. “Muitas coisas vão para primeira instância, contra pessoas que não têm foro por prerrogativa de função, algumas permanecerão no STF. A minha saída não vai alterar absolutamente nada”, explicou. 


 

Veja também

Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias
Segurança Pública

Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias

Justiça concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom
Justiça

Justiça concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Newsletter