Medida

Lewandowski pede que CPI tome medidas para preservar quebras de sigilo

Ação proposta por secretária motivou decisão de Lewandowski

Ministro do STF, Ricardo LewandowskiMinistro do STF, Ricardo Lewandowski - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou nesta sexta-feira (20) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia adote medidas para garantir a confidencialidade das quebras de sigilo fiscal e bancário autorizadas pelo colegiado.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela defesa da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. Além de contestar a quebra de sigilo, a defesa disse que a CPI deveria ter mantido o sigilo dos dados ao receber as informações bancárias e fiscais.

Segundo Lewandowski, em decisão anterior, foram determinadas regras para evitar a quebra de confidencialidade de informações dos investigados, como acesso exclusivo por integrantes da CPI. Os dados só poderiam vir a público após o encerramento dos trabalhos da comissão.

 

“Diante do exposto, dou provimento parcial à presente reclamação para determinar ao presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Pandemia da Covid-19, senador Omar Aziz [PSD-AM], que adote, no prazo de 5 (cinco) dias, providências que garantam a confidencialidade do material arrecadado mediante quebras de sigilo autorizadas pelo colegiado, comunicando-as a esta Suprema Corte”, decidiu o ministro.

Lewandowski também determinou que a CPI, caso entenda, determine a abertura de investigação na Corregedoria do Senado Federal para apurar o vazamento de documentos relacionadas à secretária Mayra Pinheiro. 

Veja também

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado
ELEIÇÕES 2024

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Marina Helena diz que não foi consultada sobre uso de suas propostas em plano de Marçal
ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

Marina Helena diz que não foi consultada sobre uso de suas propostas em plano de Marçal

Newsletter