Líder do governo Lula diz que Venezuela é ditadura e posse de Maduro é "ilegítima e farsante"
Randolfe Rodrigues (PT-AC) chamou regime de autoritário. Lula não participou de solenidade, mas enviou a representante do Brasil em Caracas, Glivânia Oliveira. MST e integrantes do PT foram a evento
Líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT-AC) criticou a posse de Nicolás Maduro para um terceiro mandato como presidente da Venezuela. Segundo Randolfe, o país é uma ditadura e a cerimônia de posse é "ilegítima e farsante".
O senador fez referência às evidências de que Maduro perdeu a eleição para o oposicionista Edmundo González Urrutia. A cerimônia de posse ocorreu nesta sexta-feira, em meio a protestos no país. O presidente Lula não viajou para a Venezuela, mas o Brasil enviou a embaixadora em Caracas, Glivânia Oliveira.
Leia também
• Comitiva do PT comparece à posse de Maduro na Venezuela; saiba quem foi
• ''Maduro está consolidando golpe de Estado'', diz María Corina
• Maduro ''se autocoroa ditador'', diz González
"O governo venezuelano é uma Ditadura e a posse do senhor Nicolás Maduro é ilegítima e farsante. Um regime que desrespeita Direitos Humanos, desrespeita alternância de poder e não respeita a soberania da vontade popular, é um regime autoritário", escreveu Randolfe na rede social X. "É dever de todo democrata, esteja onde estiver, condenar qualquer Ditadura, seja de direita, seja de esquerda", completou.
Leia também: Janja reage após vice-presidente do PT posar com família Brazão: ‘Desrespeitoso com a memória de Marielle e Anderson’
Veja: Além de Bolsonaro, que pediu liberação do passaporte ao STF, saiba quem deve ir à posse de Trump nos EUA
O envio da diplomata à cerimônia de Maduro gerou críticas de oposicionistas, como os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), e Ronaldo Caiado (Goiás), e de aliados de Lula, como o paraense Helder Barbalho (MDB).
Apesar das críticas, integrantes do PT e do MST foram até a Venezuela. Em Caracas desde o início da semana, os integrantes das delegações participaram do evento "Festival Mundial Internacional Antifascista", organizado pelo Foro de São Paulo.