Logo Folha de Pernambuco

PRESIDENTE DA CÂMARA

Lira reconhece que pode ser candidato ao Senado em 2026

Presidente da Câmara diz que decisão será tomada em conjunto com seu grupo político

Lira reconhece que pode ser candidato ao Senado em 2026Lira reconhece que pode ser candidato ao Senado em 2026 - Foto: Ricardo Stuckert/PR/arquivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reconheceu nesta quarta-feira que pode ser candidato ao Senado em 2026. Segundo ele, a decisão será tomada de acordo com o contexto político.

— O que vai ser em 2026 vai depender muito do que acontecer em 2025 e também em 2026. Se eu tiver oportunidade do meu estado poder dizer “acho que o Arthur será importante agora no Senado”, eu irei, senão, coloco outro nome à prova e a gente vai para as discussões — disse Lira durante participação no Fórum Jota, nesta quarta.

O mandato de Lira como deputado se encerra em 2026. A sua gestão à frente da presidência da Câmara, no entanto, vai acabar no início de fevereiro de 2025.

Durante este ano, o presidente da Câmara esteve focado na tarefa de eleger seu sucessor. O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) é o favorito ao cargo. Além de Motta, os deputados Antonio Brito (PSD - BA) e Elmar Nascimento (União-BA).

Segundo Lira, o processo de escolha de seu sucessor foi árduo, mas resultou na escolha da melhor opção para a Câmara.

— Eu sofri muito nesse meu processo de escolha do meu sucessor. Todos vocês sabiam que eu não estava focado em outra coisa que não fosse fazer a Câmara fazer um sucessor, estava focado em fazer o meu sucessor que seja aceito pela Câmara e crie um clima tranquilo na Casa.

Veja também

Brasil legaliza três novas reservas indígenas
Indígenas

Brasil legaliza três novas reservas indígenas

Toffoli diz que trecho do Marco Civil da Internet é inconstitucional
Internet

Toffoli diz que trecho do Marco Civil da Internet é inconstitucional

Newsletter