Lives

Live de Bolsonaro alcança 470,9 mil espectadores, número 81 vezes maior que a média de Lula

Petista fez 22 edições do "Conversa com o Presidente" que reuniu 5,8 mil pessoas por programa

O ex-presidente Jair Bolsonaro em live neste domingo; Lula no "Conversa com o Presidente"O ex-presidente Jair Bolsonaro em live neste domingo; Lula no "Conversa com o Presidente" - Foto: Reprodução e Ricardo Stuckert

A superlive realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado de seus filhos na noite deste domingo atingiu, até 12h50 desta segunda-feira, mais de 3,6 milhões de pessoas. O pico de audiência simultânea ocorreu às 20h20, quando 470,9 mil espectadores assistiam o conteúdo em três plataformas diferentes: os canais do ex-mandatário, de Eduardo e Flávio Bolsonaro.

A título de comparação, o número de audiência simultânea é 81 vezes maior que a média que o presidente Lula (PT) tem conseguido imprimir em suas transmissões semanais. Ao longo do ano passado, o petista participou de 22 edições do "Conversa com o Presidente", consolidando uma média de 5,8 mil espectadores síncronos.

Em números absolutos, o último programa, gravado em 19 de dezembro, soma hoje 47 mil visualizações nos perfis de Lula e do Canal Gov. Por este motivo, como antecipou o repórter João Paulo Saconi, da coluna de Lauro Jardim, as lives estão sob ameaça de continuidade.

Logo no início da transmissão deste domingo, Bolsonaro aproveitou para ironizar seu adversário político e enaltecer seu maior impacto digital:

— Companheiro, tem que falar a verdade. Mentir não vai te fazer chegar a lugar nenhum e outra falar do o seu governo e não ficar criticando o Jair bolsonaro. Parece até quando o Lula vai dormir , ele que é recém-casado, em vez de falar "eu te amo", ele fala "Bolsonaro". Ai a live "brocha", vai lá para baixo.

Pesquisadora em comunicação política do grupo "Comunicação, Internet e Política" da PUC-Rio, Leticia Capone afirma que a diferença de audiência entre os políticos pode ser explicado pelo formato do conteúdo de cada um.

Enquanto Bolsonaro faz uma transmissão participativa com os seus apoiadores e em ambiente mais caseiro, o que tende a gerar um sentimento de aproximação para o público, o petista tem um programa pré-roteirizado, com tom mais institucional e gravado em estúdio de televisão em formato de entrevista. A pesquisadora também chama atenção para o modo de atuação da direita nas plataformas:

— A direita mantém uma audiência nas redes sociais bastante fidelizada. No caso das lives realizadas pelo ex-presidente, elas eram veiculadas sistematicamente no mesmo dia da semana, mesmo horário, quase sempre fazendo uso de pautas quentes ou polêmicas. Esses aspectos facilitam a retomada do público em eventos pontuais, como foi o caso da Super Live. Além disso, houve uma forte mobilização da base bolsonarista, com divulgação massiva realizada por agentes políticos e públicos — diz.

Veja também

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário
STJ

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais
Eleições são Paulo

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais

Newsletter