Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Lula afirma que governo repudia "massacre" na Palestina e "terrorismo" do Hamas

As declarações ocorreram durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty

Palestina chora morte de parente em GazaPalestina chora morte de parente em Gaza - Foto: Eyad Baba/AFP

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o governo repudia o que chamou de "massacre" na Palestina, assim como também rechaça o "terrorismo" do Hamas.

As declarações ocorreram durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty, na tarde desta segunda-feira, 16.

Lula orientou os formandos sobre a necessidade de representarem o Brasil "sem complexo de inferioridade" e mencionou algumas posições da diplomacia do País em questões internacionais.



"É importante o Brasil não participar da guerra da Ucrânia e da Rússia", afirmou Lula. "É importante o Brasil dizer que nós queremos paz, não queremos guerra."

O presidente continuou: "Por isso é que nós repudiamos o massacre contra mulheres e crianças na Palestina, da mesma forma que repudiamos o terrorismo do Hamas. Mas o Brasil prima por uma coisa: nós fazemos parte de um continente que gosta de paz e nós queremos paz."

Na ocasião, o Instituto Rio Branco oficializou a formatura da turma "Esperança Garcia 2022/2023", na presença de Lula, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do assessor do governo para assuntos internacionais, Celso Amorim.     

Veja também

Newsletter