Logo Folha de Pernambuco

Coletiva

Lula agradece elogios de Rodrigo Maia e se coloca aberto ao diálogo

Lula e Rodrigo MaiaLula e Rodrigo Maia - Foto: Miguel Schincariol/AFP | Marcelo Camargo/Agên

Durante a coletiva de imprensa concedida no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, São Paulo, nesta quarta-feira (10), o ex-presidente Lula foi confrontado sobre uma série de postagens no Twitter do deputado federal Rodrigo Maia (DEM), ex-presidente da Câmara, que teceu elogios a ele.

"Você não precisa gostar do Lula para entender a diferença dele para o Bolsonaro. Um tem visão de país; o outro só enxerga o próprio umbigo. Um defende a vacina, a ciência e o SUS; o outro defende a cloroquina e um tal de spray israelense. Um defende uma política externa independente; outro defende a subserviência. Um defende política ambiental; outro a política da destruição. Um respeita e defende a democracia; o outro não sabe o que isso significa. Um fundou um partido e disputou 4 eleições; o outro é um acidente da história. Tenho grandes diferenças com o Lula, principalmente na economia, mas não precisa ser petista fanático para reconhecer a diferença entre o ex-presidente e o atual", tuitou Maia durante a entrevista coletiva de Lula.

"Eu seria o maior antidemocrático do mundo se eu fosse ficar chateado com uma declaração de Rodrigo Maia em relação a mim. Eu já conheci o Rodrigo Maia fazendo duras críticas a mim. Se ele fala bem de mim agora, obviamente eu fico lisonjeado. Mas não posso ficar julgando pelo que as pessoas falam pelo Twitter", comentou Lula. "Se o Rodrigo Maia, que é ex-presidente da Câmara, resolveu reconhecer algum mérito do que eu fiz nesse país, obviamente eu fico agradecido. E, se for necessário, eu converso com Rodrigo Maia. Eu sou um homem que converso com todo mundo", ponderou.

"Eu passei 30 anos criticando Delfim Neto. Um belo dia eu fui participar de um ato e pedi desculpas a Delfim porque ele era uma das pessoas que mais apoiou meu governo. Se o Rodrigo Maia não fez o que eu acho que deveria fazer na Câmara e o Rodrigo Maia agora achar que deve fazer nova composição política e quiser conversar, não tenha dúvida, eu vou conversar. E, se quiser dar um passo a mais e conversar sobre como tirar o Bolsonaro, eu estou mais feliz ainda", afirmou Lula.

Veja também

Newsletter