Logo Folha de Pernambuco

Brasil

Lula anuncia demarcação de duas terras indígenas no Mato Grosso e Bahia

Ao todo, o governo já formalizou a homologação de 10 reservas desde 2023

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (18) a demarcação de duas novas terras indígenas. São elas: Cacique Fontoura (TO e MT) e Aldeia Velha (BA).

Com esse novo anúncio, o presidente já formalizou ao todo a demarcação de 10 territórios desde o início do governo. A medida é uma promessa de campanha de Lula e foi divulgada às vésperas do Acampamento Território Livre (ATL), que ocorre todos os anos em Brasília sob organização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

O anúncio acontece em um momento de estremecimento entre o governo Lula e a Apib. O movimento tem se queixado da demora na demarcação de terras que já estavam em fase avançada para homologação desde o início do governo e atos de violência praticados contra indígenas na Bahia. O estado é governado por Jerônimo Rodrigues (PT).

O movimento indígena também acusa o governo de usar os direitos indígenas como moeda de troca nas negociações com o Congresso Nacional. Um exemplo citado pela Apib foi a derrubada do veto de Lula a um projeto que estabelecia um marco temporal para a demarcação de terras indígenas no país. O marco temporal foi aprovado com amplo apoio na Câmara e no Senado, mas foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

Nos últimos meses, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou seis processos de homologação de terras aos Ministérios dos Povos Indígenas e à Casa Civil, que depois os encaminharam para a assinatura de Lula.

A aprovação oficial da homologação é feita através de um decreto expedido pelo presidente. Esta etapa antecede o registro oficial das reservas.

Os processos de demarcações haviam sido travados durante o governo de Jair Bolsonaro, que não assinou nenhuma ao longo de seus quatro anos de mandato.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter