Logo Folha de Pernambuco

BARRAGEM

Lula assinará acordo de reparação pela tragédia de Mariana na sexta-feira, 25

O julgamento em Londres sobre a tragédia de Mariana teve início nesta semana

Tragédia em Mariana (MG)Tragédia em Mariana (MG) - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá assinar na próxima sexta-feira, 25, o acordo de R$ 167 bilhões para reparação de danos decorrentes do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015.

O ato ocorre após uma séria de reuniões do chefe do Executivo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros chefes de pastas na últimas semanas.

A informação foi confirmada pela Secretaria da Comunicação Social (Secom) ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O Broadcast mostrou na segunda-feira, 21, que está prevista a criação de um novo fundo administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de um programa de transferência de renda a pescadores e agricultores atingidos pela tragédia.

Dentre outros pontos, também estão previstos investimentos na duplicação de duas rodovias (BR-262 e BR-356) que cruzam os Estados do Espírito Santo.

O julgamento em Londres sobre a tragédia de Mariana teve início nesta semana. Do total previsto no acordo que será assinado na sexta-feira, R$ 100 bilhões serão pagos no prazo de 20 anos.

Além de recursos novos, o acordo prevê pagamentos já realizados pelas empresas. Os valores serão desembolsados pelas mineradoras Vale, BHP e Samarco.
 

Veja também

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter