Lula assinará acordo de reparação pela tragédia de Mariana na sexta-feira, 25
O julgamento em Londres sobre a tragédia de Mariana teve início nesta semana
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá assinar na próxima sexta-feira, 25, o acordo de R$ 167 bilhões para reparação de danos decorrentes do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015.
O ato ocorre após uma séria de reuniões do chefe do Executivo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros chefes de pastas na últimas semanas.
A informação foi confirmada pela Secretaria da Comunicação Social (Secom) ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Leia também
• Haddad reitera que terá reuniões sobre corte de gastos com Lula, que é quem decidirá
• Janja diz que Lula está bem e volta a despachar no Planalto na segunda-feira (28)
• Novo Hamburgo: Lula diz que chacina no RS não pode ser normalizada e prega contra armas
O Broadcast mostrou na segunda-feira, 21, que está prevista a criação de um novo fundo administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de um programa de transferência de renda a pescadores e agricultores atingidos pela tragédia.
Dentre outros pontos, também estão previstos investimentos na duplicação de duas rodovias (BR-262 e BR-356) que cruzam os Estados do Espírito Santo.
O julgamento em Londres sobre a tragédia de Mariana teve início nesta semana. Do total previsto no acordo que será assinado na sexta-feira, R$ 100 bilhões serão pagos no prazo de 20 anos.
Além de recursos novos, o acordo prevê pagamentos já realizados pelas empresas. Os valores serão desembolsados pelas mineradoras Vale, BHP e Samarco.