DECLARAÇÃO

Em Nova York, Lula ataca Elon Musk durante evento

Presidente defendeu regulação universal das plataformas digitais em encontro com outros chefes de Estado

Lula acusa Elon Musk de não respeitar as constituições dos paísesLula acusa Elon Musk de não respeitar as constituições dos países - Foto: Spencer Platt / Getty Images North America / Getty Images via AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta terça-feira (24), durante evento em Nova York, o bilionário Elon Musk, dono do X, rede social que foi tirada do ar no Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao defender a regulação universal das plataformas digitais durante um encontro com outros chefes de Estado, Lula acusou Musk de não respeitar as constituições dos países.

— De repente você tem um cidadão que se transformou no mais rico do mundo que ousa desafiar as constituições dos países que não concordam com ele. Aonde nós vamos parar? Aonde a democracia vai se sustentar?

A declaração foi dada durante o evento “Em defesa da democracia: lutando contra extremismos”, realizado paralelamente à Assembleia Geral da ONU.

O X está com o funcionamento suspenso no Brasil desde o fim de agosto, por determinação de Moraes, que depois foi confirmada pela Primeira Turma do STF. A suspensão ocorreu devido ao descumprimento de ordens legais, como o bloqueio de perfis, e a falta de um representante legal no país.

Veja também

Cármen Lúcia condena episódios de violência na campanha eleitoral
Cármen Lúcia

Cármen Lúcia condena episódios de violência na campanha eleitoral

Prêmio Herzog de Jornalismo: Agência Brasil e TV Brasil são finalistas
Prêmio Herzog

Prêmio Herzog de Jornalismo: Agência Brasil e TV Brasil são finalistas

Newsletter