Brasil

Lula diz que bolsonarismo tem 4 candidatos para 2026 e cita governadores como possíveis adversários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, que enxerga quatro governadores como possíveis candidatos à Presidência em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da SilvaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Evaristo Sa / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, que enxerga quatro governadores como possíveis candidatos à Presidência em 2026 alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro: Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e Ratinho Júnior (Paraná).

— O bolsonarismo tem a possibilidade de ter quatro candidatos: tem o Tarcísio, governador do estado mais importante; tem o Zema, governador do segundo estado mais importante; tem o Caiado, que está se oferecendo todos os dias para ser candidato; e tem o Ratinho, no Paraná. Mas, sinceramente, não sei se serão candidatos — disse Lula em entrevista ao UOL.

 

Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, Tarcísio (Republicanos) emerge como um dos potenciais herdeiros do espólio do ex-presidente. Em maio, a primeira pesquisa Genial/Quaest sobre a próxima eleição presidencial, revelou vantagem de Lula sobre o governador de São Paulo em 2026. Perguntados sobre uma disputa direta na qual Tarcísio seria escolhido como o candidato de Jair Bolsonaro (PL), 46% votariam no petista e 40% optariam pelo ex-ministro da Infraestrutura.

Questionado sobre o governador de São Paulo, o petista afirmou que os dois mantêm pouca relação e que "não irá julgá-lo". Disse, ainda, que espera que Tarcísio "não tenha preocupações" durante suas visitas a São Paulo.

Lula declarou, ainda, que deverá entrar em campo nas eleições municipais para emplacar aliados em cidades estratégicas, mas que não vai “participar da campanha como um todo” para "não atrapalhar a governança nacional”.

— Um partido é como time de futebol, tem época que você está na qualidade de um Real Madrid, tem época que você está na qualidade do Corinthians. Então, a depender do momento, você lança mais candidato ou menos candidato. Eu acho que a gente vai ter candidato nas cidades em que a gente tem perspectiva de disputar. algumas, com aliados importantes.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Newsletter