eleições

Lula celebra apelo de Mbappé contra a extrema direita antes das legislativas na França

Lula também falou da "importância das decisões políticas que garantem a democracia"

Lula celebra apelo de Mbappé contra a extrema direita antes das legislativas na FrançaLula celebra apelo de Mbappé contra a extrema direita antes das legislativas na França - Foto: John Thys /AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de "garantir a democracia" frente à extrema direita, que quer ganhar as eleições legislativas na França no domingo (7), e saudou o apelo do craque francês Kylian Mbappé.

"Vocês viram a declaração do Mbappé? Ele convocou o povo francês a não permitir que os fascistas, nazistas e a extrema direita governem a França. Porque ele sabe os problemas de ter extremistas no poder", escreveu o mandatário no X na noite de quinta-feira.

Mbappé, atacante do Real Madrid, declarou, na quinta-feira, em coletiva de imprensa, que era "urgente ir votar" no domingo após os "resultados catastróficos" do primeiro turno das eleições legislativas, nas quais o partido de extrema direita Reagrupamento Nacional, liderados por Marine Le Pen, venceu com um terço dos votos.

"Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente, é realmente urgente (votar)", insistiu o capitão da seleção francesa, sem mencionar o RN.

Lula também falou da "importância das decisões políticas que garantem a democracia".

O presidente brasileiro recordou as palavras de Raí, ídolo do São Paulo e PSG e campeão do mundo com a seleção de 1994, que pediu à população que parasse a extrema direita na quarta-feira, durante um discurso na Praça da República de Paris.

"Conheço bem a extrema direita, o melhor que sabem fazer é mentir. Os conheci no poder. A extrema direita no poder é o fim do mundo, o fim dos direitos humanos, do humanismo, da humanidade", disse em francês o ex-jogador.

"No Brasil, vivemos um pesadelo: quatro anos de misoginia, de homofobia, de preconceitos, de desmatamento. A extrema direita é ódio", afirmou.

As eleições legislativas na França também provocam reações nas fileiras de Bolsonaro.

Um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), celebrou o resultado do primeiro turno no domingo passado.

"Todas as pessoas normais estão na torcida pela vitória deles (do RN), o que representaria o início do resgate da França", disse em uma mensagem republicada pelo seu pai no X.

Veja também

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos
DEMISSÃO

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos

Newsletter