Lula chama Gonet para o Alvorada, que deve ser indicado para a PGR
Lula também está reunido com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que deve ser indicado para a vaga da ministra Rosa Weber no STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o subprocurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco para o Palácio da Alvorada, em um encontro fora da agenda. A expectativa é que ele seja indicado para ocupar o cargo de procurador-geral da República.
Lula também está reunido com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que deve ser indicado para a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. A indicação dos dois deve ser feita nesta segunda-feira antes do embarque do mandatário para Riade, na Arábia Saudita, onde fará uma escala antes de seguir rumo à COP-28, nos Emirados Árabes. O voo do presidente está marcado para 14h.
Caso seja escolhido por Lula, a sua indicação iria contrariar a prática adotada pelo petista em suas gestões anteriores, de alçar ao posto máximo do Ministério Público um nome da lista tríplice votada pela categoria. O nome de Gonet ainda precisa passar pelo Senado, que irá realizar sabatina e votação pelo plenário, para que ele assuma ao cargo.
Leia também
• Bolsonaristas protestam em São Paulo contra o STF
• STF julga pedido do governo para pagar R$ 95 bilhões em precatórios neste ano; entenda
• PT veta Gonet com objetivo de 'aparelhar' PGR; confira a coluna desta quarta (22)
Como revelou o Globo na sexta-feira (24), Lula já havia indicado a ministros do Supremo que indicaria Gonet e Dino durante jantar oferecido no Palácio da Alvorada, na noite de quinta-feira.
A escolha dos dois nomes põe fim a um impasse que já durava dois meses. Gonet era o favorito a ocupar a PGR desde o término do mandato de Augusto Aras, em 26 de setembro. O subprocurador-geral da República tem o respaldo do decano do STF, ministro Gilmar Mendes, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.