Logo Folha de Pernambuco

PRESIDENTE LULA

Lula chega ao Palácio Presidencial em visita oficial à Angola

Presidente desembarcou na Angola depois de dois dias de agendas do Brics

Lula e a primeira-dama Janja da Silva desembarcam em Angola Lula e a primeira-dama Janja da Silva desembarcam em Angola  - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula realiza nesta sexta-feira suas primeiras agendas na Angola. O presidente chegou ao país na noite de quinta-feira, após participar por dois dias de reuniões do Brics, na África do Sul.

Lula chegou ao Palácio Presidencial perto das 7h15, horário de Brasília, e foi recebido pelo presidente angolano João Lourenço. Lá, Lula terá suas primeiras agendas oficiais no país, entre elas uma reunião bilateral com Lourenço.

Lula ainda será condecorado com a Ordem Dr. António Agostinho. Após essa cerimônia, os presidentes devem assinar atos bilaterais em áreas como a agricultura, tecnologia da informação, empreendedorismo, saúde e educação.

Além da Angola, o único país africano que o Brasil mantém parceria estratégica é a África do Sul. A relação diplomática entre Brasil e Angola foi estabelecida em 1975, ano da independência do país africano — o Brasil foio primeiro país a reconhecer a independência. Hoje, a estimativa é que a Angola tenha a maior comunidade de brasieliros entre os países africanos, abrigando cerca de 25 mil pessoas.

Além disso, o fluxo comercial entre os dois países tem crescido nos últimos anos. Em 2022, o comércio totalizou US$ 1,4 bilhão, um crescimento de +143,7% em relação a 2021. No primeiro semestre de 2023, o fluxo comercial atingiu US$ 870,9 milhões, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.
 

Lula já visitou o país em outras duas ocasiões durante seus primeiros mandatos, em 2003 e 2007. Este é o segundo encontro de Lula com o presidente angolano João Lourenço neste mandato — ele esteve presente na posse de Lula.

Veja também

PGR deve denunciar Bolsonaro no início de 2025; STF pode julgar ação no 1º semestre de 2025
EX-PRESIDENTE

PGR deve denunciar Bolsonaro no início de 2025; STF pode julgar ação no 1º semestre de 2025

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Newsletter