EMOÇÃO

Lula chora durante cerimônia que anunciou R$ 3 bilhões para educação inclusiva

Nova proposta do governo prevê atuação do Ministério da Educação em investimento em formação, infraestrutura, transporte, recursos de tecnologia assistiva e pedagógicos

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou e chorou durante cerimônia no Palácio do Planalto para anúncio de reforço financeiro de R$ 3 bilhões para a educação inclusiva até 2026. No momento, Lula afirmou que governar era "cuidar de gente" e que a tarefa era "muito difícil".

— Fazer ponte, viaduto, estrada, fazer um monte de coisa é muito importante, mas governar mesmo é você cuidar de gente, é você cuidar de pessoas. Cuidar de gente é muito difícil — afirmou.

O Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), completou 15 anos em janeiro de 2023. A nova proposta do governo prevê atuação do Ministério da Educação em investimento em formação, infraestrutura, transporte, recursos de tecnologia assistiva e pedagógicos.

O reforço foi anunciado em evento no Palácio do Planalto. O presidente Lula estava acompanhado pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).

A meta do governo é chegar em 2026 com mais de 2 milhões de estudantes da educação especial matriculados em classes comuns, sendo 169 mil na educação infantil. Além disso, o plano tem como objetivo a criação de 27 observatórios de monitoramento e o lançamento de seis editais para pesquisadores com deficiência.

A gestão Lula quer ainda ampliar os recursos financeiros para atender a mais Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), passando de 36% das escolas com SRM que receberam repasses, para 72%.

Eixos
O plano é dividido em quatro eixos, são eles:

Expansão do Acesso - Ênfase na educação infantil com busca ativa, criação de novas turmas e investimento em atenção precoce;

Qualidade e Permanência - Ampliar o transporte escolar acessível, a acessibilidade nas escolas e a oferta de Salas de Recursos Multifuncionais, além de garantir atendimento especializado a todos os estudantes da educação especial e regulamentar o trabalho de profissionais de apoio escolar;

Produção de Conhecimento - Apoiar pesquisas sobre educação inclusiva e pesquisadores com deficiência;

Formação - Investir na formação de professores.

Veja também

Marçal compara cadeirada em debate a facada de Bolsonaro e tiro em Trump
AGRESSÃO

Marçal compara cadeirada em debate a facada de Bolsonaro e tiro em Trump

Datena diz que não se arrependeu de ter agredido Marçal
AGRESSÃO

Datena diz que não se arrependeu de ter agredido Marçal durante debate promovido pela TV Cultura

Newsletter