Logo Folha de Pernambuco

Sanções

Lula comemora fim de sanções dos Estados Unidos contra a Venezuela

Presidente brasileiro disse que decisão contribui para normalizar a política do país e da região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada O presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada  - Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta quinta-feira, em postagem nas redes sociais, o anúncio do fim das sanções dos Estados Unidos contra a Venezuela. Um acordo histórico entre oposição venezuelana e o governo de Nicolás Maduro estabeleceu para o segundo semestre do ano que vem a realização de eleições presidenciais no país.

"Recebi com satisfação a notícia de que o governo dos EUA retirou sanções contra a Venezuela, depois que o governo e a oposição venezuelanos assinaram um acordo para eleições justas no ano que vem. Sanções unilaterais prejudicam a população dos países afetados e dificultam processos de mediação e resolução de conflitos. O levantamento total e permanente de sanções contribui para normalizar a política venezuelana e estabilizar a região", escreveu Lula no X, ex-Twitter.

Em consequência do acordo, , o governo dos Estados Unidos suspendeu por seis meses as sanções ao petróleo, gás e ouro, impostas em 2019. Em contrapartida, Maduro concordou com a libertação de quatro presos políticos, entre eles o ex-deputado venezuelano Juan Requesens e o jornalista Roland Carreño, assessor do líder político Juan Guaidó.

Veja também

Senado instala segunda CPI para investigar as bets
APOSTAS ONLINE

Senado instala segunda CPI para investigar as bets

Escala 6x1: governo não deve gastar capital político com proposta
Escala 6x1

Escala 6x1: governo não deve gastar capital político com proposta

Newsletter