Brasil

Lula concede a medalha Oswaldo Cruz a destaques em campanhas por vacinação e contra o negacionismo

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também participou da cerimônia, ressaltou que o maior desafio da pasta foi enfrentar a desinformação e o negacionismo

Presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, entregam a medalha Oswaldo Cruz a André Fernandes, da Agência de Notícias das Favelas Presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, entregam a medalha Oswaldo Cruz a André Fernandes, da Agência de Notícias das Favelas  - Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert

Uma cerimônia no Palácio do Planalto, na tarde dessa quarta-feira, homenageou 22 pessoas e dez instituições que se destacaram no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a medicina, a higiene e a saúde pública em geral.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou a cerimônia, concedendo a medalha Oswaldo Cruz - que neste ano teve a vacinação como tema. A apresentadora Xuxa, a empresária Luiza Trajano, o influenciador Ivan Baron e André Fernandes, fundador da Agência de Notícias das Favelas (ANF), estavam entre os condecorados.

 

- Na época da Covid-19, quando todo mundo imaginava que o SUS era aquilo que se vendia de forma equivocada, quem apareceu para salvar milhões de vidas? - indagou Lula: - Eu não sei por que algumas pessoas que falaram contra a vacina ainda não foram processadas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também participou da cerimônia, ressaltou que o maior desafio da pasta foi enfrentar a desinformação e o negacionismo:

- Essa desinformação, em plena pandemia da Covid-19, trouxe uma onda danosa de abalo na confiança das vacinas, e ao mesmo tempo foi responsável pela perda de mais de 700 mil vidas. Não podemos esquecer.

André Fernandes, que lidera, em favelas do país, o trabalho de informar a população através das ações da ANF, celebrou a retomada da crença na ciência.

A agência divulga, através do minidoor social, as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde e levou pela primeira vez o Zé Gotinha a diversas comunidades do Brasil, o que contribuiu para popularizar novamente as vacinas.

- Ficamos muito emocionados por estarmos participando da história de ajudar a aumentar os índices vacinais ao lado da ministra Nísia e do presidente Lula - disse Fernandes.

Veja também

CNJ autoriza recurso do Judiciário para combate às queimadas
Queimadas

CNJ autoriza recurso do Judiciário para combate às queimadas

Lula diz que governo não faltará ao esporte paralímpico do país
Jogos Paralímpicos

Lula diz que governo não faltará ao esporte paralímpico do país

Newsletter