Lula condecora embaixador da Palestina, Janja e ministros com a Ordem do Rio Branco
Homenagens aconteceram nesta terça-feira em cerimônia no Itamaraty
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta terça-feira ao embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, a mais alta condecoração da ordem do Rio Branco, a Grã Cruz.
A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, também recebeu a mesma homenagem. Na lista estão ainda as ministras Simone Tebet (Planejamento), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Aparecida Gonçalves (Mulheres).
Leia também
• Lula elogia Haddad e diz que mercado percebeu que "país deixou de brincar"
• Lula: É preciso evitar que conflito entre Israel e Hamas se alastre
• Lula defende ampliação de ministérios e novos concursos públicos
A condecoração é concedida pelo governo brasileiro para distinguir pessoas físicas, jurídicas e entidades "pelos seus serviços ou méritos excepcionais".
Janja não foi à cerimônia, realizada no Palácio Itamaraty, por estar doente. De forma póstuma, foram homenageados no grau de comendador ainda as cantoras Gal Costa, Rita Lee e Elza Soares. O indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, assassinados na Amazônia no ano passado, também receberam a Ordem do Rio Branco.