Lula confirma presença na Cúpula Celac-União Europeia a primeiro-ministro da Espanha
Evento será realizado nos dias 17 e 18 deste mês, em Bruxelas, sede da União Europeia
Em conversa telefônica, nesta quarta-feira, com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá a Bruxelas, na Bélgica, para participar da cúpula de líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE). O evento está previsto para os dias 17 e 18 de julho.
A Espanha assumiu a presidência pro tempore do Conselho da União Europeia e tem sinalizado apoio ao acordo comercial n entre Mercosul e a UE. Apesar das divergências entre os dois blocos, o discurso é que as negociações devem terminar até o fim deste ano.
Leia também
• Grupo de partidos da base do governo Lula pede "investigação" de Campos Neto por taxa de juros
• Bispo católico é libertado na Nicarágua após promessa de Lula de tentar negociação com Ortega
• Sob pressão, Lula diz que Nísia fica no Ministério da Saúde: "Foi escolhida por mim e ficará"
Na última terça-feira, durante uma reunião entre presidentes do bloco sul-americano, nha cidade argentina de Puerto Iguazú, Lula voltou a criticar as alterações propostas por Bruxelas (sede da Comissão Europeia), que preveem a aplicação de sanções comerciais por motivos ambientais e avisou que quer rever o artigo do tratado que trata de compras governamentais. O Brasil prepara uma resposta à UE, que antes será apresentada aos demais sócios do Mercosul — Argentina, Uruguai e Paraguai.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, na conversa, Sánchez também falou sobre o Fórum Empresarial, previsto para o dia 17, e convidou Lula para realizar a abertura do evento ao lado do chefe de governo espanhol e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No Fórum deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina.