Política

Lula conversa com Cristina Kirchner e presidente do Peru

Presidente eleito recebeu ligações de políticos nesta terça-feira

Lula, presidente eleito do BrasilLula, presidente eleito do Brasil - Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou nesta terça-feira por telefone com cinco líderes internacionais, entre eles o presidente do Peru, Pedro Castillo, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ele falou ainda com Mark Rute, ministro-presidente da Holanda; Rodrigo Chaves, presidente da Costa Rica; e Josep Borrell, alto comissário da União Europeia.

O petista estará, na próxima semana, na COP27, a conferência mundial do clima, que será realizado no Egito. Desde o fim da eleição, o petista recebeu telefonemas de diferentes chefes de Estado. Durante a campanha, ele reforçou que o país precisa ser reposicionado como ator relevante na arena da política internacional.

Nas primeiras 24 horas após o segundo turno, ele conversou com mais de dez líderes. Ele já falou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; o presidente do Chile, Gabriel Boric; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel; o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez; o presidente dos EUA, Joe Biden; o presidente da França, Emmanuel Macron; o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador; o secretário-geral da ONU, António Guterres; o primeiro-ministro e o presidente de Portugal, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter