Lula conversa com premier espanhol sobre eleições na Espanha e aquecimento global
Telefonema entre os dois líderes foi divulgado pelo presidente brasileiro em uma rede social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta quinta-feira, com primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez. A notícia foi dada pelo próprio presidente em uma rede social.
"Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo Pedro Sánchez, sobre as eleições da Espanha, as relações entre o Brasil, a América Latina e a União Europeia após a Cúpula em Bruxelas e a importância da preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas" escreveu Lula.
Leia também
• Crítica ao Pix e demissões do Ipea: as polêmicas de Pochmann, indicado por Lula para o IBGE
• Tebet sobre presidente do IBGE: 'Agora eu sei o nome dele e terei o maior prazer em atender ao Lula'
• Líder do PT aciona STF contra Zé Trovão por ameaças a Lula
Sánchez, que é socialista, e eu adversário conservador, Alberto Núñez Feijóo, disputaram a eleição no último domingo, mas nenhum conseguiu maioria. O próximo desafio é negociar para formar um governo.
Para Lula, o premier espanhol é um aliado de primeira hora. Antes mesmo da eleição de outubro do ano passado, no Brasil, Sánchez apoiou publicamente o petista. A Espanha preside, atualmente, a União Europeia e o governo brasileiro conta com a ajuda do primeiro-ministro para destravar a negociação de um acordo de livre comércio entre o bloco europeu e o Mercosul.