Lula conversa por telefone com novo primeiro-ministro de Portugal
Montenegro é do PSD, partido da direita tradicional portuguesa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta terça-feira com o novo primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro. Foi o primeiro contato entre os dois, de acordo com a nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
"O presidente Lula parabenizou o primeiro-ministro pela vitória nas eleições portuguesas e desejou boa sorte em seu mandato. Lula recordou a grande comunidade brasileira que hoje vive em Portugal, sinal da irmandade entre os dois países, e transmitiu ao primeiro-ministro o desejo de encontrá-lo pessoalmente em breve", afirma a nota.
Montenegro é do PSD, partido da direita tradicional portuguesa e que não tem nada a ver com o partido homônimo brasileiro. O grupo se recusou a fazer aliança com o Chega, de extrema-direita, e formou um governo de minoria.
Leia também
• Lula conversa com presidente do México e presta solidariedade por invasão à embaixada no Equador
• Lula assina MP que alivia contas de luz agora, mas pressiona tarifas no futuro
• Bolsonaristas viajam a Bruxelas para denunciar Lula e Moraes
O arranjo é frágil e pode fazer o governo cair em algum momento de desgaste político. Por ser uma república parlamentarista, Portugal pode destituir o chefe de governo em um processo bem menos traumático que um processo de impeachment como o brasileiro.