Conversa

Lula conversa por telefone com Vladimir Putin sobre conflitos no Oriente Médio e Ucrânia

Presidente Lula relatou a situação dos brasileiros em Gaza e reiterou a urgência de criação de corredor humanitário

Lula e PutinLula e Putin - Foto: Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo; Aleksey Babushkin/Sputnik/AFP

O Palácio do Planalto informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta segunda-feira (23), por telefone, com o presidente russo Vladimir Putin. Eles trataram dos conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, de acordo com o governo.

O presidente Lula relatou a situação dos brasileiros em Gaza e reiterou a urgência de criação de corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos na Faixa de Gaza, segundo relato do Planalto.

"Os dois presidentes concordaram quanto à necessidade de que cessem os bombardeios na Faixa de Gaza e de imediata libertação dos reféns", diz a nota. "Ambos saudaram a iniciativa do Egito de realizar reunião sobre o tema no Cairo no último sábado", afirma o texto.

Putin comentou a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que foi vetada pelos Estados Unidos, "e lamentou que após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino", segundo o governo.

Sobre o conflito com a Ucrânia o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz, disse o Planalto.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter