Lula convida políticos e empresários para ato no 8/1: "Lembrar que houve tentativa de golpe"
Presidente diz que ofensiva foi "debelada pela democracia"
O presidente Lula anunciou, nesta terça-feira (12), que o Planalto está organizando para o próximo dia 8 de janeiro um ato para lembrar um ano dos ataques às sedes dos três Poderes.
— Estou convidando todos os governadores, porque no dia 8 de janeiro nós vamos fazer um ato aqui em Brasília, para lembrar o povo que houve uma tentativa de golpe, que foi debelado pela democracia deste país. Eu pretendo que todos os governadores estejam aqui, deputados, senadores e empresários (participarem) — disse o presidente.
Leia também
• PGR fecha mais 13 acordos com réus do 8 de janeiro
• Moro deve ser julgado no final de janeiro: os próximos passos
• Facebook informa a Moraes que não tem vídeo publicado por Bolsonaro após 8 de janeiro
Mais cedo, Lula participou de uma reunião sobre o desabamento da mina da Braskem em Maceió. O pedido pela trégua política, segundo o ministro Rui Costa (Casa Civil), partiu do próprio presidente e foi aceito de maneira "unânime". A crise em Alagoas colocou o Palácio do Planalto em meio a uma disputa política envolvendo aliados importantes.
— Saímos da reunião com um pacto onde todos se comprometeram a deixar eventuais disputas políticas de lado para colocar em primeiro lugar o interesse da população, a situação da população. Todos saíram com esse pacto de deixar eventuais rusgas políticas de lado e priorizar o interesse da população. Foi unânime a posição de todas as representações políticas de aceitar essa sugestão do presidente — afirmou o ministro Rui Costa.