DECLARAÇÃO

Lula critica alto número de advogados formados no Brasil

Presidente defendeu o investimento em cursos ''primordiais para desenvolvimento''

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  - Foto: EVARISTO SA / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (6) o alto número de advogados formados no país e defendeu mais investimento em cursos “primordiais para o desenvolvimento” com o objetivo de tornar o Brasil mais competitivo.

A declaração ocorreu durante cerimônia no Rio que marcou o credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que passará a oferecer no ano que vem curso de bacharelado em Matemática.

Lula ressaltou que o Brasil “é um dos países que mais forma advogados no mundo” e supera até mesmo China e Índia, que somam 2,6 bilhões de habitantes, no número de profissionais da área.

— Nada contra formar advogados. Agora, é preciso que a gente forme mais em Matemática, em Engenharia e em Física. É preciso que a gente pegue aqueles cursos que são hoje primordiais para o desenvolvimento de uma nação, aquilo que o mundo hoje necessita, para que a gente possa ser mais competitivo — defendeu o presidente.

Dados da International Bar Association (IBA), compilados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apontam que o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante. São 1,3 milhão de advogados que exercem a profissão regularmente. Há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.

A OAB tem apontado para um crescimento desenfreado dos cursos superiores na área jurídica e para a baixa qualidade das graduações ofertadas. Para exercer a profissão no país, o bacharel que precisa também ser aprovado no Exame da instituição. Em janeiro, um levantamento do jornal “Folha de S. Paulo” mostrou que nove em cada dez instituições que oferecem o curso de direito aprovam menos de 30% dos seus alunos na avaliação.

Veja também

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário
STJ

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais
Eleições são Paulo

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais

Newsletter