MUNDO

Lula critica ONU, na véspera da Assembleia Geral: "Não tem coragem de criar o Estado Palestino"

Ao receber prêmio, presidente disse que fome no mundo é fruto de 'irresponsabilidade de governantes'

O empresário Bill Gates ao lado do presidente Lula O empresário Bill Gates ao lado do presidente Lula  - Foto: Divulgação

Ao receber na noite desta segunda-feira em Nova York um prêmio da Fundação Bill e Melinda Gates, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o modelo atual de governança global e disse que a ONU não tem h coragem para criar o Estado Palestino.

— A ONU, quando foi criada, teve força para criar o Estado de Israel e hoje não tem coragem hoje de criar o Estado Palestino — disse Lula, em uma conversa no palco do evento ao lado de Bill Gates.
 



Nesta terça-feira, o presidente brasileiro fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Lula disse que a organização “não tem força para decidir” e que a guerra entre Rússia e Ucrânia, a guerra do Iraque e o “genocídio na Faixa de Gaza” não precisariam ter acontecido.

— O mundo está desgovernado, ninguém respeita ninguém.

Lula foi premiado dentro da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates,por sua atuação no combate à fome. O presidente brasileiro disse que a culpa da fome é dos governantes do mundo e que caberia ao Estado garantir que isso não acontecesse.

— A fome não é fenômeno da natureza é irresponsabilidade dos governantes.

Veja também

Trump critica votação antecipada nos Estados Unidos
ELEIÇÕES AMERICANAS

Trump critica votação antecipada nos Estados Unidos

Lula recebe prêmio em Nova York por políticas de combate à fome
ONU

Lula recebe prêmio em Nova York por políticas de combate à fome

Newsletter