Lula critica países ricos por não cumprirem promessa de recursos para florestas em pé
Segundo o presidente, o comportamento de Donald Trump intensificaria o impasse
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aos países ricos por não cumprirem com uma promessa de repasse de recursos aos países com florestas em pé. A declaração ocorreu em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, nesta quarta-feira, 12.
Esta é uma crítica constante que Lula faz - a falta de repasse de recursos dos países ricos pela manutenção das florestas. O petista disse, porém, que o "comportamento" de Trump dificulta ainda mais a negociação em torno desse financiamento.
Leia também
• Incêndio atinge fábrica de confecção no Rio de Janeiro; funcionários são resgatados pela janela
• Lula critica Ibama por falta de autorização para explorar petróleo na Foz do Amazonas e diz que órgão parece contra o governo
• Lula diz que "comportamento" de Trump vai dificultar "salvação do planeta" por países ricos
"Queremos discutir seriamente o financiamento. Vão financiar ou não? Na COP de 2009, eu era presidente da República e lá os países ricos prometeram dar 100 bilhões de dólares para que os países com florestas em pé mantivessem as florestas. Não deram. Depois prometeram 300 bilhões (de dólares), não deram. Agora, a necessidade fez chegar a 1,3 trilhão (de dólares). Vai ficar cada vez mais difícil. E pelo comportamento do presidente dos EUA, vai ficar cada vez mais difícil os países ricos se comprometerem a ajudar na salvação do planeta", declarou o presidente.