Logo Folha de Pernambuco

Invasão em Brasília

Lula decreta intervenção federal na segurança do DF: "Não tem precedentes o que essa gente fez"

Presidente se manifestou sobre invasão à Praça dos Três Poderes por bolsonaristas na tarde deste domingo (8).

Lula assina decreto Intervenção Federal no Distrito Federal até dia 31 de janeiro de 2023Lula assina decreto Intervenção Federal no Distrito Federal até dia 31 de janeiro de 2023 - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) anunciou, neste domingo (8), o decreto que estabelece a intervenção federal na segurança do Distrito Federal (DF), onde bolsonaristas radicais ocupam a Praça dos Três Poderes e invadiram as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário.



Lula falou à imprensa da cidade de Araraquara, em São Paulo, onde visitava as regiões atingidas por fortes chuvas.

Segundo o presidente, o ato deste domingo não tem "precedentes". "Não tem precedentes o que essa gente fez. Vocês nunca viram um partido ou movimento de esquerda invadir o Congresso", afirmou. "Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei", declarou o petista.

O período de intervenção federal, que será comandado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Capelli, seguirá até o dia 31 de janeiro. O presidente voltou a Brasília na noite deste domiongo (8).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O Governo Federal nomeou Ricardo Garcia Cappelli para o cargo de Interventor. Segundo o decreto assinado pelo presidente durante entrevista coletiva, o interventor poderá requisitar todos os bens, serviços e servidores da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, aliado direto do ministro Flávio Dino.

Lula disse ainda que os responsáveis pela facilitação do furo do bloqueio pelos terroristas. O chefe do Executivo afirmou que a União irá trabalhar para que os financiadores dos atos e dos acampamentos golpistas sejam identificados e punidos.

Lula assina decreto Intervenção Federal no Distrito Federal até dia 31 de janeiro de 2023Lula assina decreto Intervenção Federal no Distrito Federal até dia 31 de janeiro de 2023 / Foto: Ricardo Stuckert/PR

Enquanto Lula falava, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, nas redes sociais, que se "coloca à disposição de todos os chefes de poderes" para que uma reunião seja realizada. "Os três poderes estão mais unidos do que nunca a favor da democracia". 

Nas redes sociais, Lula culpa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela continuidade do movimento "Vocês sabem que existem vários discursos do ex-presidente estimulando isso. E isso também é responsabilidade dele e dos partidos que sustentaram ele", disse.

Veja também

Newsletter