Lula deve ter encontro bilateral com presidente da Autoridade Palestina em viagem à África
A provável conversa entre Lula e Abbas será na Etiópia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ter um encontro bilateral com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, durante sua visita à Etiópia, de acordo com o Itamaraty. A informação foi passada a jornalistas na manhã desta quarta-feira (7), em briefing sobre a viagem de Lula.
"É natural que agora isso também ocorra lá, embora não tenhamos ainda a confirmação de todas as bilaterais", disse o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores.
A provável conversa entre Lula e Abbas é na Etiópia, onde ambos participarão de atividades da União Africana. Mas o conflito entre Israel e o Hamas, que atinge a Palestina, também deve ser discutido por Lula no Egito, a primeira parada da viagem. O país é a única rota de saída da Faixa de Gaza, com exceção do território israelense.
Lula também poderá ter um compromisso na sede da Liga Árabe, que fica na capital egípcia.
Leia também
• "O papel do Estado não é atender ao megaempresário", diz Lula, no Rio
• Lula confirma exclusão de oito unidades de conservação do Programa de Desestatização
• Lula, Freixo, Randolfe e mais políticos lamentam assassinato de sobrinho de Marina Silva no Acre
O presidente da República deve chegar à cidade no dia 14 de fevereiro. Seus compromissos oficiais serão marcados principalmente para o dia seguinte. Depois, ele parte em 16 de fevereiro para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde fica a União Africana. Os compromissos no local estão sendo marcados para 17 e 18 de fevereiro.
"Essa é uma visita, eu diria, essencialmente política", disse Duarte.
Ele afirmou que eventos entre empresários dos países foram realizados com antecedência e não devem fazer parte da agenda do presidente brasileiro.
Além disso, ele disse que há a perspectiva de ser reaberta uma rota aérea entre São Paulo e o Cairo.