STF

Lula diz a Pacheco estar confiante na aprovação de Dino, afirmam aliados

Presidente da República e do Senado estiveram juntos na da Cúpula do Clima, em Dubai

Lula e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Lula e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado  - Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Durante as conversas e encontros na Cúpula do Clima, nos Emirados Árabes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), estar confiante com a aprovação do seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, Flávio Dino, segundo aliados do senador.

Lula e Pacheco falaram sobre a indicação antes e durante a viagem e o presidente da República manteve o otimismo em relação à aprovação de Dino pelo Senado nos dois momentos. Pacheco viajou para Dubai logo após a indicação e retornou ao Brasil nesta terça-feira, 5.

Dino tem percorrido gabinetes do Senado e feito encontros em locais neutros, inclusive com parlamentares da oposição, em busca de votos para sua aprovação.

O ministro da Justiça precisa de 14 votos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de ao menos 41 no plenário da Casa para ser aprovado. Governistas calculam que ele já tenha ao menos 50 apoios. O voto é secreto e, principalmente por isso, não há garantia do placar.

No início da tarde de hoje, Dino se reuniu com o senador Flávio Arns (PSB-PR), no gabinete do parlamentar. Segundo Arns, a conversa foi leve, sem se ater a qualquer tema polêmico e nem mesmo sobre propostas de autoria do próprio senador. Arns é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para definir mandatos de 15 anos para os ministros do STF. O texto do senador prevê ainda uma quarentena para poder ser indicado a Tribunais Superiores, em caso de ter ocupado cargos de ministro de Estado, AGU, PGR e presidente de estatais. Caso essa PEC tivesse sido aprovada e promulgada, Dino não poderia ser indicado.

Pacheco é defensor da definição de um mandato para os ministros e da elevação da idade mínima de ingresso. Essa é uma das pautas que o presidente do Senado quer avançar em 2024. Nas conversas que teve com Lula em Dubai, Pacheco também falou sobre suas pretensões de tocar, no próximo ano, projeto que acabe com a reeleição para presidentes, governadores e prefeitos e faça a coincidência de mandatos para que eleições municipais e gerais sejam realizadas em uma mesma data.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter