Logo Folha de Pernambuco

classe artística

Lula diz que "artista, cinema e novela não são pra ensinar putaria"

Em agenda no Rio de Janeiro para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, presidente defendeu investimento no setor, e que os artistas só querem "fazer aquilo que se chama arte"

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em discurso nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, que cinema e novelas não são para "ensinar putaria", e sim "cultura". O contexto da declaração ocorreu ao defender a classe artística, e que não se pode ter medo do debate com críticos da arte.

— Num país que não investe em cultura, o povo não é povo. É massa de manobra. Artista, cinema e novela não é pra ensinar putaria. É para ensinar cultura, é para contar história, e não para dizer que queremos ensinar às crianças coisa errada. Nós só queremos fazer aquilo que se chama arte. Quem não quiser entender o que é arte, dane-se. Não podemos ter medo de fazer esse debate — disse Lula.
 

Ao lado de cineastas, produtores e atores, o presidente e a ministra da cultura Margareth Menezes anunciaram investimento de R$ 1,6 bilhão para o audiovisual neste ano.

Lula também assinou o decreto para regulamentar a Cota de Telas, que garante espaço para produções brasileiras em salas de cinema do país. A lei nº 14.814/2024 tem validade até 31 de dezembro 2033.

O evento aconteceu no Dia do Cinema Brasileiro e homenageou nomes que fizeram história na sétima arte nacional.

O presidente também comentou sobre o debate que envolve as plataformas de streaming no país. Um projeto de lei discuto na Congresso visa instituir uma contribuição de até 6% da receita anual bruta a ser paga pelas plataformas de streaming que operam no Brasil ao Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

— A gente tem condições de fazer uma regulamentação para que esse país seja livre, soberano, dono do seu nariz, dono da sua arte e do seu futuro.

Veja também

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter