Lula

Lula diz que até final de seu atual mandato, governo começará a fazer a BR-319

Lula disse que será preciso fazer parceria com o governo do Amazonas caso haja terras estaduais na beira da estrada

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do BrasilLuiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira que até o final de seu atual mandato começará a fazer a BR-319, obra criticada por ambientalistas por abrir um caminho no meio da Amazônia passível de ser usado por grileiros e outros agentes do desmatamento.

Ele deu a declaração em Manaus, em cerimônia com prefeitos amazonenses para anunciar medidas de mitigação dos efeitos das secas no Estado.

"Em vez de a gente ficar brigando, eu disse para a Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, disse para o Rui Costa, ministro da Casa Civil, e disse hoje na reunião: estamos começando agora com 52 km", disse Lula. 

"Vamos fazer todas as reuniões que foram possíveis fazer, ouvir todos os cientistas que nós temos que ouvir. E a gente tem que ter noção que a gente tem que fazer aquela estrada e a gente precisa garantir que a parte mais nobre da Floresta Amazônica não seja destruída por grileiro, que quando a gente pensa em fazer uma estrada já compra milhares de hectares de um lado, milhares de hectares do outro, já toca fogo, nós precisamos proibir", concluiu o presidente da República.

Lula disse que será preciso fazer parceria com o governo do Amazonas caso haja terras estaduais na beira da estrada.

Segundo ele, é preciso construir a BR com "a responsabilidade que o Brasil e o mundo querem".

Veja também

Políticos lamentam morte do deputado estadual José Patriota
BLOG DA FOLHA

Políticos lamentam morte do deputado estadual José Patriota

Cadeirada de Datena em Marçal expõe campanha sem limites em SP
ELEIÇÕES SÃO PAULO

Cadeirada de Datena em Marçal expõe campanha sem limites em SP

Newsletter