Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Lula diz que cobrou Maduro para Venezuela quitar dívida bilionária com o Brasil

Dívida é estimada em cerca de US$ 1 bilhão. Desse total, aproximadamente 80% são com o BNDES

Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, com o presidente do Brasil, LulaPresidente venezuelano, Nicolas Maduro, com o presidente do Brasil, Lula - Foto: Evaristo Sá / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (29) que cobrou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o pagamento da dívida do país com o Brasil, estimada em cerca de US$ 1 bilhão. Desse total, aproximadamente 80% são com o BNDES. Lula afirmou ainda que a conta não foi paga porque o Brasil "fechou as portas" para o país vizinho.

— É verdade que a Venezuela não pagou porque o governo brasileiro fechou as portas para a Venezuela. Foram praticamente quatro anos sem relação. Eu conversei com Maduro agora e falei: Maduro, é preciso começar a acertar o pagamento da dívida. E ele vai acertar. Cuba vai acertar e todo mundo vai acertar, porque todos são bons pagadores e nunca deveram ao Brasil.

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro cortou relações diplomáticas com a Venezuela. A presença de Maduro no Brasil não era permitida desde agosto de 2019, quando o ex-presidente editou uma portaria que proibia o ingresso no país do líder venezuelano e de outras autoridades do vizinho latino-americano.
 

Em maio, Lula recebeu Maduro no Palácio do Planalto e classificou o encontro como "histórico". Lula ainda chamou de "narrativas" as acusações de que a Venezuela não vive sob um regime democrático.

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter