Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Lula diz que conversará com Lira e descarta reforma ministerial: "Não tem mais cargo"

Presidente afirma que governo precisa cumprir acordos, após cobrança do presidente da Câmara

LulaLula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que deve conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nos próximos dias para alinhar a relação do parlamento com o Palácio do Planalto, mas que o ajuste não passa por uma nova reforma ministerial nem por mais cargos, e sim por "fazer o que está determinado". Lira tem feito cobranças públicas ao governo e cortou relações com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Lula, no entanto, afirmou que não acompanhou o discurso do presidente da Câmara, mas que imaginou que ele falaria que era preciso "repartir o orçamento com o povo". Em seguida, o presidente afirmou que Lira tem razão em cobrar o cumprimento de acordos pelo governo. E disse que não é momento de discurso "duro".

"Agora, o que eu acho que o Lira pode ter razão: é se o governo fez acordo, dentro do Congresso Nacional ou através do ministro das Relações Institucionais ou através do ministro da Fazenda, fez algum acordo, a gente tem que cumprir. Porque quando você não cumpre o acordo feito, o resultado é que vai ficar mais caro" afirmou em entrevista à rádio Itatiaia.

Leia também

• Lula diz que governo tem de cumprir acordos com Congresso e deve se reunir com Lira em breve

• Lula diz que 'boa política' é Executivo não se meter em eleições das presidências do Congresso

• "Vale ainda não resolveu problema de Mariana, Brumadinho e finge que nada aconteceu", diz Lula

"Mais calmo" depois do carnaval
O presidente ainda afirmou que deve conversar com Lira nos próximos dias e que esperava que a classe política brasileira voltasse mais calma do feriado de Carnaval:

"Eu devo conversar com o presidente Lira por esses dias e ver o que está acontecendo. Estamos chegando no Carnaval, não é momento de discurso duro. É momento de alegria, da gente relaxar um pouco, dançar, gastar um pouco de energia e voltar mais calmo depois do Carnaval. É isso que eu espero. De mim, do Lira, do Pacheco e da classe política brasileira."

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter