eleições frança

Lula diz que derrota da extrema direita na França mostra força do 'diálogo contra o extremismo'

Grupo de esquerda elegeu o maior número de parlamentares em eleições na França

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou na tarde deste domingo a vitória do bloco de esquerda nas eleições parlamentares da França.

Os resultados iniciais das eleições no país apontam que o bloco formado por partidos de esquerda deverá ter o maior número de cadeiras na Assembleia Nacional do país, apesar de não ser o suficiente para formar a maioria sem alianças.

Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o resultado demonstra a 'grandeza e maturidade' das forças políticas no país.

"Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social.

Devem servir de inspiração para a América do Sul", disse Lula.

Na úiltima quinta-feira, o Partido Trabalhista também saiu vencedor no Reino Unido, formando maioria no Parlamento britânico e formando o novo governo do país, liderado por Keir Starmer.

Na França, o bloco de esquerda Nova Frente Popular se consolidou como o maior do Parlamento da França, após os resultados do segundo turno das eleições legislativas, realizado neste domingo.

A extrema direita liderada pelo Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen e Jordan Bardella, ficou em terceiro lugar, segundo as projeções, atrás do bloco do presidente Emmanuel Macron.

Os franceses votaram de maneira contundente: a participação foi de 67%, a mais alta registrada durante um segundo turno em mais de 40 anos e ligeiramente maior do que no primeiro turno.

Logo após o anúncio dos resultados, o primeiro ministro, Gabriel Attal, renunciou ao cargo.

O resultado contrariou as expectativas, que esperava que o grupo de Marine Le Pen ficaria em primeiro lugar, embora também sem conseguir formar maioria no Parlamento.

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare
REDE SOCIAL

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare

Newsletter