Política

Lula diz que Dirceu é 'agente e militante político da maior qualidade'

Em entrevista, presidente defendeu que nenhum partido foi mais 'massacrado' que o PT e deve construir outra 'narrativa na sociedade'

Lula em reencontro com José DirceuLula em reencontro com José Dirceu - Foto: Arquivo pessoal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu em entrevista nesta quinta-feira (16) à CNN que o ex-ministro José Dirceu “é um agente e militante político da maior qualidade" e não tem que “andar escondido”, ao se referir à participação de Dirceu no evento de aniversário do PT.

"Ninguém pode ser penalizado a vida inteira. Ninguém pode ser na política criminalizado de forma perpétua. O José Dirceu é um agente político, um militante político, da maior qualidade. Ele está voltando a participar (dos eventos do PT)",  disse o petista à emissora.

Chefe da Casa Civil na primeira gestão de Lula, José Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e também foi alvo da Lava-Jato. No aniversário de 43 anos do PT, comemorado na segunda-feira, Lula agradeceu a José Dirceu, que ocupou um assento ao fundo no palco.

Durante o evento, o ministro mais poderoso da primeira gestão de Lula, em 2003, foi assediado por militantes que fizeram fila para cumprimentá-lo e para fazer foto com ele.

"Companheiros e companheiras, eu quero agradecer cada um de vocês, mulheres e homens. Companheiro José Dirceu, agradecer a você porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei. Quero agradecer a todos os presidentes do partido e aqui estou vendo a Gleisi e o Rui Falcão, José Dirceu e eu mesmo já fui presidente [do partido]", disse.

A influência de José Dirceu no PT ficou evidente também com a nomeação do filho dele, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), como líder do partido na Câmara. Com mostrou O Globo , a escolha por Zeca Dirceu para a liderança do partido chegou a ser vista internamente como uma forma de contemplar o ex-ministro. O petista ficou de fora da composição dos principais cargos no novo governo e nem sequer esteve entre os convidados para a cerimônia de posse.

Na entrevista à CNN, Lula afirmou ainda que o PT deve construir outra narrativa e foi "massacrado" nos últimos anos.

— Casualmente, eu vi o Zé Dirceu lá sentado até meio escondidinho. Eu acho que não tem que andar escondido. Tem que colocar a cara para fora. A gente tem que brigar para construir outra narrativa na sociedade brasileira. Nenhum partido foi mais massacrado que o PT — declarou.

Veja também

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos
DEMISSÃO

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos

Newsletter