Logo Folha de Pernambuco

Mudanças climáticas

Lula diz que enchentes no RS foram lição sobre mudanças climáticas

Ele deu a declaração em Lajeado, cidade na região atingida, onde foi nesta sexta-feira (15)

Presidente Lula Presidente Lula  - Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2023 foram uma lição sobre as mudanças climáticas.

Ele deu a declaração em Lajeado, cidade na região atingida, onde foi nesta sexta-feira, 15, anunciar a construção de 857 unidades do Minha Casa, Minha Vida no Estado e o repasse de R$ 128 milhões para reconstruir estruturas derrubadas ou danificadas pelas enchentes.

"O que aconteceu aqui serve de lição para que a gente compreenda mais fortemente o que está acontecendo no planeta Terra", disse o presidente da República. "Minha vinda aqui é um gesto de solidariedade com o sofrimento de vocês", declarou ele.

Lula falou sobre as pessoas mortas pelas cheias. "A gente não pode e não deve esquecer as pessoas que a gente amava e as pessoas que a gente continua amando porque se foram".

Mencionou suas duas primeiras mulheres, que morreram - Maria de Lourdes (morta em 1971) e Marisa Letícia (morta em 2017). A atual, Janja, está em Nova York, onde participou de atividades da ONU.

Lula também disse que o governo não discrimina prefeitos e governadores por divergências partidárias. Antes, parte da plateia havia vaiado o governador Eduardo Leite (PSDB-RS). O petista elogiou Leite.

O evento também ajudou a promover o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. Ele foi eleito deputado federal em 2022, mas provavelmente disputará um cargo de eleição majoritária em 2026, como senador. Lula mencionou seu auxiliar: "Vocês não sabem o que é ter o Pimenta no pé da gente toda hora falando do Vale do Taquari região atingida pelas cheias".
 

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter