Logo Folha de Pernambuco

DISCURSO

Lula diz que não sabia que o Rio Grande do Sul 'tinha tanta gente negra'

Presidente esteve em São Leopoldo, na Região Metropolitana, cidade fortemente atingida pela catástrofe climática

Lula, presidente do BrasilLula, presidente do Brasil - Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não sabia que o Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. Em visita ao estado para anunciar um conjunto de ações a população atingida pela enchente, Lula discursou em São Leopoldo, na Região Metropolitana, cidade fortemente atingida pela catástrofe climática e disse que estranhou imagens vistas em programas de televisão sobre a tragédia climática do RS.

— Eu falei para a Janja no domingo que é impressionante. Eu não tinha noção que aqui tinha tanta gente negra. E ela me falou que são os mais pobres e moram nos lugares mais arriscados para serem vítimas dessas coisas — disse Lula ao discursar.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul tem 710 mil pessoas autodeclaradas pretas e 1,6 milhão de pessoas autodeclaradas pardas, o que representa que 20% da população do estado é negra.

Medidas anunciadas
Em São Leopoldo, Lula anunciou o "Auxílio Reconstrução" para famílias desabrigadas ou desalojadas pela catástrofe climática. O benefício será uma parcela única de R$ 5,1 mil para cerca de 240 mil famílias. O objetivo é que esse dinheiro seja usado para a reposição de equipamentos e outros bens perdidos. O impacto potencial da medida é estimado em até R$ 1,2 bilhão. O benefício será destinado a uma pessoa representante da família.

Durante o evento, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que todas as casas afetadas por enchentes e que se enquadrem no Minha Casa, Minha Vida faixas 1 e 2 serão recuperadas pelo governo. O governo vai ainda ajudar na compra de imóveis usados com chamamento público. A avaliação será realizada pela Caixa Econômica Federal, com o limite de valor máximo do imóvel.

Haverá, ainda, a aquisição de móveis que esão em processo de leilao da Caixa e do Banco do Brasil que estejam desocupadas, além da aquisição de imóveis de construtoras já em obras ou concluídas. O governo também vai aproveitar as propostas inscritas e que não foram selecionadas no Minha Casa, Minha Vida, em 2023, além de novas seleções para os municípios.

Veja também

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Advogado diz que Cid confirmou que Bolsonaro sabia de plano para matar Lula, mas depois recua
DEPOIMENTO

Advogado diz que Cid confirmou que Bolsonaro sabia de plano para matar Lula, mas depois recua

Newsletter