brasil

Lula diz que precisou insistir para aumentar meta de entregas para cria Minha Casa, Minha Vida

Presidente fez sua live semanal com o ministro das Cidades, Jader Filho

Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, em live semanalLula e o ministro das Cidades, Jader Filho, em live semanal - Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (7) que precisou insistir no aumento de meta de entrega de casas, em 2009, para conseguir criar o Minha Casa, Minha Vida. L" target="_blank">ula fez sua live semanal com o ministro das Cidades, Jader Filho.

"Em 2009, quando a gente decidiu fazer o Minha Casa, Minha Vida, a priemira coisa que eu fiz foi chamar um grupo de empresários e perguntar para eles quantas casas eles estavam preparados para fazer se a gente preparasse um grande plano de construção de casa popular. Os empresários me disseram: 200 mil casas. Eu falei, '200 mil casas não é um grande plano, eu preciso de um grande plano habitacional'. Fui falar com Guido Mantega. 'Eu acho que dá para a gente financiar 500 mil casas'. Eu falei que 500 mil casas não era um grande plano e que eu precisava de mais casa. Conclusão, começamos o Minha Casa, Minha Vida, em 2009, começamos a cadastrar em 2010 e em dezembro de 2010 eu fui a Salvador anunciar 1 milhão de casas cadastradas."

Lula cobrou, mais uma vez, a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida para abranger famílias de classe média. Anteriormente, a faixa de renda mencionada pelo chefe do executivo foi de até R$ 12 mil. Na live, o presidente pediu ao ministro Jader Filho atualizações sobre a discussão. O ministro afirmou que está tratando com a Caixa e Casa Civil sobre o assunto.

"Estamos em discussão neste momento, dentro do Ministério das Cidades, estamos conversando com a Caixa e estamos discutindo com eles pra gente poder fazer uma faixa estendida até 12 mil. Estamos discutindo com a Casa Civil"

Outras lives
Na semana passada, Lula afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro "entrou em parafuso" quando perdeu as eleições presidenciais de 2022. Lula afirmou que o ex-adversário na corrida ao Planalto "se trancou dentro de casa", "ficou chorando" e que "estava preparando um golpe" para o dia da sua diplomação.

No mesmo dia, Lula sancionou a lei que institui pensão especial aos órfãos em razão do crime de feminicídio e afirmou que o estado precisa assumir a responsabilidade de cuidar das crianças, já que não conseguiu cuidar da mulher que foi vítima.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter