Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Lula diz que reunião com Zelensky durante Assembleia Geral da ONU foi pedido do ucraniano

O presidente também expressou interesse na reunião bilateral que terá com Joe Biden, ressaltando a importância do diálogo entre as duas nações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil discursa na 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas O presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil discursa na 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas  - Foto: Adam Gray / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, que a solicitação da reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que ocorrerá nesta quarta-feira em Nova York, partiu do próprio, e que ambos discutirão questões de interesse mútuo, mas sem citar assuntos específicos.

— Vou receber o Zelensky para conversar os problemas que ele quer conversar comigo — disse o presidente a repórteres no lobby do hotel onde está hospedado em Nova York, após a volta de uma recepção com o embaixador do Brasil na ONU. — Não tem expectativa com o Zelensky. A expectativa é de uma conversa de dois presidentes de dois países, cada um com seus problemas, cada um com suas visões.

Além disso, Lula expressou muito interesse na reunião bilateral que terá com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ressaltando a importância do diálogo entre as duas nações:

— É a primeira vez em 500 e tantos anos da existência do Brasil que você se senta com o presidente da República americana em igualdade de condições para discutir um problema crônico que é a precarização do mundo do trabalho — disse Lula a repórteres.
 

O presidente também mencionou a relevância da oportunidade para buscar soluções que possam impactar positivamente a juventude e a sociedade como um todo:

— Vamos tentar ver se apontamos para a sociedade e para a juventude uma alternativa. Ver o que a gente pode fazer para que se desperte na juventude a esperança de um dia ter a garantia de estudar, e com esse estudo ter um emprego que [lhe] permita viver dignamente — disse o presidente. — Se a gente conseguir, já vai valer a pena.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter