DIVERSIDADE

Lula diz ter "orgulho" em saber que nova turma do Itamaraty é que mais tem mulheres e negros

Em discurso, o presidente ressaltou aos formandos que o Brasil é "mega diverso"

Presidente Lula na live "Conversa com o Presidente"Presidente Lula na live "Conversa com o Presidente" - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ter "orgulho" pela formação de mais pessoas negras e mulheres como diplomatas pelo Instituto Rio Branco, durante cerimônia no Palácio Itamaraty, na tarde desta segunda-feira, 16.

Em seu discurso, Lula ressaltou aos formandos que o Brasil é "mega diverso" e saudou as diferentes representações de gênero e de raça entre os alunos.

"Vocês não imaginam o orgulho que eu tenho de saber que essa turma é a turma que tem mais mulher e é a turma que tem mais gente negra", afirmou o presidente da República. "É uma coisa extraordinária, porque assim a gente vai colocando o Brasil em todas as suas representações."

Lula afirmou ainda que esteve presente em uma solenidade no Judiciário e disse que havia uma "supremacia branca".

"Esses dias, eu fui na posse de um ministro num tribunal. Era uma supremacia branca que não tem nada a ver com a realidade brasileira", declarou o presidente. "Eu dizia que não via nenhum aluno do ProUni naquela posse, nenhum aluno do Fies. Parecia outro mundo."

Na ocasião, a instituição oficializou a formatura da turma "Esperança Garcia 2022/2023", na presença de Lula, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do assessor do governo para assuntos internacionais, Celso Amorim.
 

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter